Powered By Blogger

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Histerossalpingografia (HSG)


Na Histerossalpingografia,é colocado um cateter no orifício de entrada do colo do útero e, por esse cateter, é injetado um contraste radiológico. A radiografia 1, mostra o cateter e o útero já contrastado.

Com a introdução de mais contraste, começam a aparecer as trompas (tubas), bem visíveis na radiografia 4.

Nas radiografias 5 e 6, o cateter foi retirado e o contraste saiu do útero, mas não das trompas. Neste caso, existe uma obstrução tubária, e a paciente poderá obter gravidez por procedimento in vitro.

Neste tipo de exame, além de problemas das tubas, podem ser evidenciadas alterações da cavidade do útero, que podem acontecer como consequencia de miomas ou curetagens prévias, por exemplo. Além disso, a disposição anatômica do útero e tubas pode permitir levantar a possibilidade de que tenham ocorrido processos inflamatórios (ou endometriose), levando a aderências que alteram a anatomia local. Neste caso, a confirmação se faz apenas através de procedimentos cirúrgicos (laparoscopia).

http://www.unifesp.br/grupos/rhumana/hsg.htm

2 comentários:

  1. Meninas fiz esse exame e ele mega dolorido, Aff Até chorei, mas td bem já passou kkkk, fica uma dica pra quem vai fazer, procure ficar tranquila e beeeem relaxada pra não sentir dor, tome umas 30 gotas de Buscopan que ajuda tbm.
    Quando peguei os resultados, fiquei muito triste, pq descobri que tenho uma trompa obstruída e meu útero é unicorno, Aff Deus meu mundo caiu, mas como eu creio no Deus do Impossível, sei que ainda sim Ele vai realizar meu sonho, e minha família é uma benção sabe pq eles me deram e estão dando a maior força, é oque me faz continuar, as vezes se fico sozinha Aiinn só por Deus, fico imaginando que não vou conseguir,pq quem tem esse problema, a solução é fazer uma video laparoscopia ou uma FIV, e infelizmente eu não tenho grana pra isso.Mas como disse, antes meus projetos esta nas mãos do Senhor Jesus, somente ELE sabe todas as coisas...Amém.
    Desculpem o Jornal,kkk

    ResponderExcluir
  2. Esta foi o resultado da Radio:
    O ÚTERO ESTA SITUADO À DIREITA.
    FALHA DE ENCHIMENTO CORNUAL DIREITO.
    ACENTUADO REFLUXO PARA VAGINA.
    DIMINUICÃO DA PERMEABILIDADE DE AMBAS AS TUBAS UTERINAS.

    OBS: NÃO ENTENDI QUASE NADA KKKK,> SÓ ENTENDI QUE MEU UTERO FICA DO LADO DIREITO, E A FALHA DE ENCHIMENTO NA TROMPA Á DIREITA.POR ISSO HÁ OBSTRUÇÃO, QUE E NECESSITO FAZER A VIDEO LAPAROSCOPIA...

    ResponderExcluir